terça-feira, 19 de abril de 2011

Cesárea Somente com Indicação - Não a Banalização !!!!

                O que tá acontecendo com o mundo, porque quando nos deparamos com gestantes na rua, sempre ouvimos a mesma história. “Já marquei a cesárea, vai ser para tal dia”. Desde de quando o bebê tem dia e hora para nascer, como você pode estipular esses horários, você conversou com ele e perguntou pra ele, se ele vai estar preparado para nascer nesse dia e nessa hora que você marcou ?. Não, é claro que não, “Ah mas o meu médico disse que eu já vou estar com 39 semanas e que já vai estar na hora, porque eu vou ficar 12, 15 ou 24 horas em trabalho de parto,  morrendo com as dores das contrações, se eu posso me abster de tudo isso com a cesárea”.

                Realmente com a cesárea você irá se privar de tudo isso, o problema é que você também irá se privar de várias outras coisas, como por exemplo, da naturalidade do parto, porque, nós mulheres somos perfeitas aos olhos de Deus e ele planejou tudo tão corretamente para que tudo tivesse um objetivo. Você já parou para pensar, ou alguém já te explicou o porque do parto normal ???
                Pois Vamos lá: No parto normal, o bebê está lá no seu ventre há semanas ele já está encaixado (de ponta cabeça) e todo ansioso para  quando chegar o momento em que ele vai sair dali e  conhecer a mamãe dele. É chegada a hora, você já está com 10 dedos de dilatação e entra em trabalho de parto (sem ajuda de drogas para acelerar esse processo), tudo o mais natural possível,  você faz força para ajudar o seu bebê a percorrer todo o trajeto até chegar aqui fora, primeiro ele passa a cabeça (os ossos da cabeça do bebê se sobrepõe para que a cabeça passe com mais facilidade, por isso que a criança nascida de parto normal apresenta a cabeça um pouco afunilada, que retorna ao normal após o nascimento), o caminho pelo qual o bebê deve passar é estreito, isso porque quando o tórax dele passar , ele será comprimido e expulsará todo o líquido que banha os pulmões. O bebê já está quase finalizando sua passagem e quando ele finalmente chega em terra firme, ele sente o sopro da vida e sai chorando, avisando que teve uma passagem tranquila e que agora já sabe respirar sozinho.
                Agora na cesárea, o seu bebê está no seu ventre esperando para começar o trabalho de parto, mas ele sabe que ainda não é a hora, pois o canal que ele tem que passar ainda está do mesmo jeito, não houve lubrificação e nada, então ele está tranquilo. Aí adivinha, o médico vai lá, faz um corte na  sua barriga, e outro na sua placenta e tira o seu bebê de lá, ele não tá nem um pouco preparado para isso, ele nem se quer sabe o que tá acontecendo, “Meu Deus, mamãe, onde estão me levando, não rapaz, não corta isso não, preciso dessa cordinha para respirar e me alimentar, você tá louco, assim eu vou morrer!!!”. Nasceu o seu bebê pela cesárea, ele é retirado e aspirado imediatamente para retirar todo aquele líquido que já mencionamos anteriormente, ah e você se desespera porque não houve ele chorar, mas isso é normal na cesárea,  ele demora um pouco porque não sabe como fazer isso e teve que aprender na marra.
                O bebê que nasceu por uma cesariana, passa por um estresse, e tudo isso porque você não quer sentir dor !! mesmo que está dor indique que você está fazendo o melhor para o seu filho.
                Agora, vejam bem, não estou dizendo que  a cesárea não presta ou que não deve ser feita, a cesárea foi criada para ser utilizadas em casos de gravidez de risco, quando a mãe ou o bebê tem algum problema, em casos onde é necessário que o bebê nasça antes da hora, ou porque a mãe não pode ter esforço para ter essa criança. Aí sim, eu levanto a bandeira da cesárea e agradeço por ela existir, porque nesses casos ela salva vidas de mães e de bebês !!!
                Entendam, sou contra a banalização da cesárea. Porque uma mãe super saudável gerando um bebê também saudável com uma gestação que está caminhando naturalmente, ou seja, o bebê encaixou direitinho e no seu devido tempo, porque essa mãe vai fazer uma cesárea.  Vocês acham justo fazer o bebê  passar por todo esse estresse da cesárea sem necessidade, O que não é o caso de uma casárea com indicação, quando o parto normal oferece riscos à mãe ou ao bebê, a cesárea será sempre a melhor opção.
               Os valores estão mudando rapidamente, estamos esquecendo que a cesárea, nada mais é, do que uma cirurgia, como qualquer outra, e que como qualquer outra deve ter indicação para ser feita.
                Vamos à alguns números, em 2004 nasceram cerca de 2,5 milhões de crianças segundo a Agencia Nacional da Saúde, dessas, 80% foram atendidas pelo SUS que praticou 27% de cesáreas, 12% dos nascimentos ocorreram no setor particular onde foram realizadas 80% de cesáreas (Fonte: Site Parto do Princípio).
Esse texto é para que vocês reflitam e repensem seus valores !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mural de Recados